Sinceros

Confusões, esperanças, sonhos, ambições. Todas as divagações que três mentes, distantes no espaço mas não no tempo, podem alimentar serão expostas neste blog. O tudo e o nada servirão de temas para as excentricidades destes loucos!

domingo, março 13, 2005

Cores

Azul.... tudo azul, o céu, o mar, aquela blusa que ela usava quando me disse que não me amava!
Não tenho certeza se um dia tive uma cor preferida, mas ja odiei muitas cores. O verde que me lembra Suzana, o azul que me recorda Luciana, até o simplório amarelo, que associo a Fabiana.
Mulheres e cores são duas combinações tão oniricas! A mulher é o modelo perfeito para representar o mundo e sua beleza. As cores são o melhor veiculo para representar a mulher em toda a sua beleza.
Sempre me iludi pensando poder encontrar a mulher dos meus sonhos. Até que descobri que essa mulher só existe... nos meus sonhos, ou nas pinturas que observo com tanta avidez!
Apreciando os quadros de alguns mestres como Toulose-Lautrec e Picasso, entendo o quão angustiados eles tambem foram com relação a esse ser divino e ao mesmo tempo diabólico. Toulose-Lautrec era um nobre, mas mesmo essa condição não lhe impediu de sofrer as agruras das desditas do amor (até porque ele tinha uma doença que o deixou com somente 1,45 m). Por isso se enfurnou em cabarés e pintou, com cores ora berrantes, ora em tons pasteis, as mulheres que para ele eram merecedoras de seus pinceis. Aquelas que nada prometiam e nada pediam em troca a não ser o dinheiro dos incautos que delas se acercavam.
Quanto a Picasso, tenho certeza que seu cubismo e surrealismo, como na Guernica, tem menos a ver com o bombardeio daquela cidade na 2° Guerra, do que por uma desilusão amorosa. Só distorcendo o mundo que o rodeava é que ele podia representar a dor que o remoia, o sentimento de que o mundo não passa de um local preparado para a perdição do homem frente a essas criaturas nefandas que são as mulheres, mas sem as quais não somos nada.
Seres angelicais que nos atormentam e nos lançam a pincaros de gozo e prazer, as mulheres são o paradoxo da existencia. Sem elas os homens não são nada, com elas somos tomados de euforia e paixão, mas tambem de dor e sofrimento.
Claro, o homem é um mero coadjuvante neste planetinha, um personagem secundario que utiliza sua existência para glorificar a atriz principal. Mas neste teatro universal, somos somente um rascunho a carvão na tela do destino.
Por isso que , representadas pelas cores do arco-iris, a mulher se torna plenamente naquilo que é o seu destino, ser perfeita em todos os sentidos.

|

Powered by Blogger

Thunderbird em português Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com